06 Jun, 2023 19:41

Omnichannel: entenda o termo e sua implementação no varejo moderno

Tornar a experiência do consumidor mais agradável é um aspecto fundamental para diferentes modelos de negócio, especialmente no varejo. Para que isso aconteça, cada vez mais empresas têm recorrido ao chamado Omnichannel. Criado no começo da década de 2010, esse conceito parte da premissa de integrar pontos de contato entre a marca e o cliente de tal modo que as barreiras entre o mundo online e offline passem despercebidas.

A principal premissa do Omnichannel é que o consumidor, seja em qual fase de sua jornada de compra que ele esteja, consiga encontrar tudo disponível em todo o lugar. Por exemplo, em uma empresa que trabalha com o modelo Omnichannel, determinado produto pode ser pesquisado no e-commerce e adquiri-lo após a compra em uma loja física.

Omnichannel é de fundamental importância no varejo: entenda o motivo

No mercado varejista brasileiro, esse cenário se mostra promissor. Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam que as vendas em ambiente online apoiadas pelo omnichannel em 2021 totalizaram R$150 bilhões, 20% a mais do que no ano anterior, 2020, que somou R$126 bilhões. Estimativas para 2025 são ainda mais otimistas: o valor total pode ultrapassar R$222 bilhões.

Adotar uma perspectiva omnichannel no varejo não só vai fazer seu negócio acompanhar uma tendência de mercado, mas também para garantir uma melhor experiência ao seu público-alvo. Isso porque o varejo omnichannel, com sua multicanalidade, dialoga perfeitamente para solucionar questões trazidas pelo imediatismo do consumo atual.

Descubra os benefícios do omnichannel para o varejo

Após conhecer mais sobre esse conceito e sua ascensão no varejo, que tal conhecer alguns dos benefícios da implementação dele no dia a dia das empresas?

  • Análise de dados: a integração do digital com offline permite com que métricas e dados sejam analisados com mais facilidade. Dessa forma, torna-se possível a otimização deles em seus respectivos canais, físicos ou virtuais, para garantir experiências customizadas e mais certeiras para cada consumidor.

  • Comunicação mais integrada: ao adotar a estratégia omnichannel, os canais de vendas e de marketing da mesma empresa precisam estar dialogando e, com o passar do tempo, essa influência entre ambos tende a se aprimorar, garantindo uma comunicação mais efetiva e integrada.

  • Fortalecimento de marca: com os canais de comunicação devidamente integrados, a marca ganha mais visibilidade. Com mais pessoas vendo seu negócio, a confiança e credibilidade da marca também tendem a aumentar.

  • Custos reduzidos: com a experiência de compra aprimorada com o omnichannel, as chances de venda se ampliam, o que pode ocasionar uma economia em ferramentas de publicidade, propaganda e marketing.

Como implementar o omnichannel no varejo na prática?

Agora que você descobriu as vantagens do Omnichannel no varejo, a implementação dele se torna mais palpável. Nesse sentido, o ponto de partida deve ser construir uma jornada de compra extremamente satisfatória, com o mínimo de ruídos e total sincronia em todos os canais.

É importante, por exemplo, reforçar sua presença online. Manter seu site e aplicativo atualizados e com um discurso coerente com suas estratégias de branding, associar o endereço físico em buscadores da web e integrar o atendimento online com chatbots são boas iniciativas nesse sentido. Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento às questões que também o integrem à loja física, como a criação de uma identidade visual e de promoções e descontos exclusivos para determinado perfil de cliente, analisando seu consumo.

O varejo omnichannel é, portanto, uma estratégia altamente necessária, mas que requer atenção para entregar uma experiência diferenciada para seu consumidor. Investir nele é garantir uma trajetória de sucesso para seu negócio!

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