26 Jun, 2023 12:54

O papel dos aplicativos na experiência de compra Omnichannel

Conhecer e implementar o conceito de Omnichannel é uma tendência no mercado do varejo. Ela consiste na integração em nível máximo dos diversos canais de venda, atendimento e comunicação com o cliente. Trata-se não só de ter diferentes possibilidades de contato com o consumidor, como telefone, e-mail, site, loja física e aplicativo, como também de conectá-las de modo a transformar positivamente a experiência de compra.

Um exemplo de Omnichannel no mercado do varejo são marcas que realizam vendas por meio de aplicativo e permitem que o cliente retire sua compra na loja física. E os apps, por sinal, ganham mais relevância a cada dia nesse cenário. Você sabia que 81% dos consumidores brasileiros fizeram pelo menos uma compra via aplicativo por mês? Outro dado relevante é que 23% compra mais de uma vez na semana via app. Tais dados foram levantados em estudo da Mobile Time e a Opinion Box no primeiro semestre de 2022.

Para uma análise mais precisa desses números, podemos considerar também que o total de vendas online em diferentes plataformas de e-commerce foi de R$169,6 bilhões em 2022. Um crescimento de 5% comparado ao ano anterior. As informações são da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Como tornar o uso de aplicativo vantajoso à marca no cenário omnichannel?

Mas para que seu aplicativo seja, de fato, uma ferramenta proveitosa no seu negócio, é preciso que ele agregue valor ao usuário. Isso é possível através de diferentes práticas, como experiências personalizadas ao perfil de cada consumidor, como ofertas e cupons para serem utilizados em produtos específicos.

Outro ponto de destaque no uso de apps na estratégia omnichannel é a capacidade dos mesmos de aprimorarem a experiência de compra do cliente, garantindo mais autonomia, por exemplo. Caso esteja em uma loja de roupas integrada com app, o cliente pode utilizá-lo para conseguir mais detalhes do produto pelo qual se interessou sem, necessariamente, falar com um atendente, e descobrir outros tamanhos disponíveis ou elementos que podem combinar com ela.

O cliente se interessou por uma determinada categoria de produtos no site mas não encerrou a jornada de compra? Em uma estratégia omnichannel, é possível monitorar tal comportamento e oferecer um cupom de desconto via e-mail, incentivando a compra do item no app. Quando usa aplicativo e não recebe informações personalizadas no momento certo ou se sente “esquecido”, o consumidor pode se frustrar e, assim, ter uma experiência negativa, desinstalando ou abandonando o mesmo.

Um aplicativo bem integrado à estratégia omnichannel também pode favorecer o aumento das vendas, já que se trata de mais uma opção de canal para explorar: é preciso, portanto, investir em um aplicativo funcional, com promoções, variadas formas de pagamento, além de acessibilidade para público de diferentes faixas etárias e integração com o serviço de entrega. Lembre-se que negócios sem aplicativos podem acabar limitando suas vendas.

Portanto, o papel dos aplicativos na experiência de compra omnichannel vai além de oferecer meramente um design moderno, um cupom de descontos ou brindes. Através do bom uso dos apps pelos negócios, podem surgir insights e dados relevantes, uma vez que cada usuário deixa “rastros” de grande valia para as marcas em cada etapa da jornada de compra.

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