22 Jun, 2023 12:14

Conexão 5G e impacto dessa transformação digital do cenário do varejo

A tecnologia 5G está prestes a completar seu primeiro ano de implementação no Brasil em julho de 2023. A quinta geração de redes móveis foi capaz de transformar a conectividade dos usuários de internet banda larga móvel, elevando os padrões de velocidade e de simultaneidade de conexão. Mas como surgiu o 5G?

O sistema de conexão de 5G foi desenvolvido pela Samsung e anunciado ao grande público em maio de 2013: o primeiro uso desse tipo de banda larga móvel só aconteceu cerca de seis anos depois, em abril de 2019. Em questão de horas, chegou também aos Estados Unidos e, no mesmo mês, no Uruguai, primeiro país da América Latina a ter essa tecnologia.

A internet móvel mais estável, rápida e com maior amplitude do 5G também trouxe - e segue trazendo - reflexos positivos no varejo brasileiro. Um relatório do Grupo ISI Emerging Markets estima que o 5G gerou um aumento nas vendas equivalente a 3,8% em 2022.

Como o varejo se transforma com essa tecnologia?

O varejo transformado pelo 5G tem como principal foco garantir experiências ágeis e assertivas para os clientes. A alta velocidade na transmissão se alia a uma melhor capacidade de análise de dados, permitindo a integração entre dispositivos, ferramentas e aplicações em alta performance, tanto em negócios físicos como digitais. Listamos a seguir algumas das principais possibilidades trazidas pelo 5G no varejo.

Informações mais precisas e dados decisivos

A conexão 5G permite uma maior disponibilidade de informações sobre o cliente. Isso porque, por conta da maior velocidade propiciada e do maior alcance garantido por esse tipo de conexão, o usuário tende a ficar conectado mais tempo, fornecendo dados e informações sobre seu comportamento conforme navega na internet. Coletadas, elas podem ser decisivas para multiplicar as chances de venda.

Relação cliente-marca cada vez mais personalizada

Ao conhecer mais o cliente, uma vez que você sabe mais detalhes de seu comportamento, um negócio no varejo consegue deixar ofertas e promoções adaptadas às necessidades e gostos de cada cliente em maior escala.

Maior integração em espaços físicos e virtuais

A ampla conectividade garantida pelo 5G facilita não só a integração de equipamentos no espaço físico (em dispositivos como smart TVs e assistentes de voz), como reforça o conceito de Omnichannel, capaz de diminuir as barreiras do mundo offline e online (confira aqui o artigo completo).

Otimização da logística

Seja seu varejo online, seja ele físico, a logística é parte essencial do negócio: com as possibilidades da conexão 5G, amplia-se a capacidade de monitoramento de diferentes demandas e também a velocidade de movimentação de produtos, reduzindo prazos e garantindo entregas mais eficientes.

Por associar uma maior velocidade de conexão com menor latência, isto é, um tempo menor de transferência das informações na rede, o 5G se tornou uma peça-chave na implementação e popularização de soluções autônomas que podem tornar seu negócio mais atraente. Que tal exemplos ainda mais práticos dessa transformação facilitada pelo 5G no varejo?

Em restaurantes, a estabilidade de conexão permitida pelo 5G pode assegurar agilidade dos pedidos, independente da quantidade de clientes que esteja ali. Livrarias e supermercados, por sua vez, podem ampliar o uso de experiências com realidade virtual (VR) em seu máximo potencial: apesar de já existirem antes do 5G, no novo cenário elas ganham novas perspectivas, uma vez que nova geração de rede móvel entrega cobertura de rede mais ampla, baixa latência e transferência de dados mais rápida.

Em resumo, o 5G possibilita o aumento da conectividade de sistemas e, dessa forma, maior rapidez e eficiência de processos voltados à experiência do usuário. Características primordiais dessa nova rede, como a maior densidade nas conexões e a baixa latência, fazem com que tendências tecnológicas sejam aproveitadas com uma profundidade maior, capaz de elevar a jornada do consumidor.

Atualmente, a conexão 5G já está disponível em todas as capitais e mais de 400 cidades, de acordo com dados da Anatel. Sua inclusão no mercado varejista apresenta desafios, como adequação de aparelhos que sejam capazes de reconhecer essa conexão e a desigualdade digital em todo o país. Apesar disso, as perspectivas se mostram otimistas: uma pesquisa realizada Omdia apontou que 59% da cobertura móvel de todo o país, até o final de 2023, deve ser 5G. Trata-se de um caminho complexo e que requer atenção, capacitação e investimentos, mas aliado para bons resultados em seu negócio!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.