30 Mai, 2023 17:39

Por que ter um aplicativo é essencial para o seu negócio?

Aplicativos são tendência versátil em diferentes mercados

Os aplicativos são softwares criados para funcionarem no sistema operacional do celular, obtendo acesso a recursos dele, como fotos, câmera e localizador. E, vale ressaltar, que estão em uma crescente de popularidade uma vez que, mesmo atendendo facilmente o público mais jovem, eles também podem, quando elaborados de modo intuitivo, comunicar bem às faixas etárias mais velhas por conta dessa praticidade. O app se torna um canal direto de marketing, pois tem a capacidade de acumular, a pouco toques, diferentes utilidades, como loja virtual, serviço de atendimento ao consumidor e muito mais. O uso de app aprimora também a relação da marca com os clientes, deixando essa conexão mais instantânea.

Em pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria MindMiners, associada à Topper Minds, revelou que os principais estímulos para uso de aplicativo nos consumidores são a facilidade de comunicação (41%) e a ajuda desses apps em tarefas práticas do cotidiano (22%).

Uso de aplicativos no seu negócio: confira as vantagens dessa prática

Após conhecer mais sobre as possibilidades, que tal entender porque a escolha por um aplicativo pode ser mais eficaz em negócios como um todo, principalmente para o setor varejistas e shoppings centers? A seguir, listamos 5 motivos para você entender melhor e fazer sua escolha.

1. Comunicação personalizada para atingir maior engajamento

Os aplicativos permitem o envio das chamadas notificações push. Elas podem ser direcionadas para diferentes perfis de clientes com características comuns que, dessa forma, resultam em maior engajamento.

2. Conversões mais altas

Por conta dessa personalização, algumas estimativas apontam que aplicativos são capazes de gerar conversões três vezes mais altas do que os sites responsivos. Conversões como: clique nas notificações para aderir a algum serviço, cadastros em programas de fidelidade, feedback de clientes, pagamentos diretamente no aplicativo, dentre outros.

3. Aplicativos são mais rápidos

Os aplicativos permitem que os usuários consigam realizar tarefas 1,5 vezes mais rápido do que os websites, isso porque eles são capazes de armazenar dados do usuário em dispositivos de armazenamento local, o que garante que o conteúdo/dados seja carregado em poucos segundos. Os sites por sua vez, geralmente, armazenam dados em um servidor web, e com isso, dependem da conexão da internet para acessar os dados dos usuários.

4. Melhor usabilidade para o usuário

Os aplicativos são projetados especificamente para dispositivos móveis, tornando a experiência do usuário mais fluida e intuitiva. Os aplicativos, por exemplo, conseguem acessar vários recursos e funções dos dispositivos móveis que os sites não conseguem fazer de forma simples, sem necessidade de uma interação complexa do usuário, apenas o aceite na liberação daquela funcionalidade, como por exemplo: câmera, localização GPS, recursos de voz, scanner, dentre outros.

5. Relacionamento mais próximo com os clientes

Com o aplicativo instalado no celular fica muito mais fácil criar um relacionamento mais próximo com seus clientes através de programas de fidelidade, promoções exclusivas para quem tem o aplicativo, distribuição de cupons através de mensagem de push, dentre outros.

Dessa forma, vemos que as possibilidades de interação oferecidas pelo aplicativo podem ser muito mais dinâmicas e assertivas para a necessidade do seu negócio. A empresa consegue criar um elo mais eficaz com sua base de clientes e ativá-los quando tiverem algo relevante a informar, passa a ser uma interação pró-ativa da marca, que pode facilmente se conectar ao seu cliente quando precisarem, ao invés de uma interação passiva, ou seja, aguardando que o cliente entre em seu site para ver o que de novidade você trouxe para ele naquele momento.

É importante, por exemplo, elaborar um app que ocupe o mínimo de espaço no sistema de armazenamento do dispositivo móvel. Também é de suma relevância destacar que site e aplicativo não são excludentes. Somados, eles podem ser as ferramentas transformadoras para seu negócio, uma vez que o site se torna um primeiro passo no mundo virtual e o aplicativo surge para aprimorar o relacionamento com o cliente e outros pontos associados a atendimentos ou vendas.

Mas também fica o alerta: caso tenha um aplicativo, reforce a importância de mantê-lo atualizado e com conteúdo atrativo. Afinal, práticas como o envio excessivo de notificações via push podem acabar levando o cliente a desabilitar as mensagens ou até mesmo a desinstalar o app. Use-o de forma sábia e como parte de uma estratégia bem desenhada de comunicação do seu negócio, sem excessos.

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