23 Mai, 2023 11:05

A crescente importância da sustentabilidade e responsabilidade social no setor varejista

Você sabia que o conceito de sustentabilidade é relativamente recente? Esse conceito começou a ser discutido em 1972, em Estocolmo, na Suécia, durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano. Ele parte da premissa de conciliar dois pontos essenciais na sociedade atual: desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O termo em si foi criado oficialmente 16 anos depois, em 1987, pela ex-primeira-ministra e diplomata norueguesa Gro Brundtland em relatório à época a partir do entendimento que os recursos naturais do planeta são finitos e de difícil e demorada renovação. Sustentabilidade é um derivado de “sustentável”, adjetivo originado do latim “sustentare”, que significa defender, conservar e sustentar.

Discutir a importância da sustentabilidade é mais do que um modismo: trata-se de um estímulo para que o planeta se mantenha sadio para que as futuras gerações encontrem condições necessárias para sobreviverem de modo saudável.

Sustentabilidade dentro do setor varejista: qual é a importância dessa associação?

A relevância desse debate alcança especialmente o setor do varejo, considerado um dos pilares contemporâneos. Pesquisas de mercado apontam que o público está cada vez mais interessado no consumo sustentável.

Isto é, não basta apenas ter um produto ou serviço que entregue em qualidade: ele precisa estar conectado com o propósito de um menor impacto e mais alinhado com seus valores, sejam eles ambientais ou sociais. E existem iniciativas importantes que funcionam para diferentes tipos de negócios. Reunimos a seguir alguma delas:

  • Adotar itens e práticas que visem um menor consumo de energia e de água, tais como lâmpadas mais econômicas, eletrônicos e eletrodomésticos inteligentes ou mesmo uso de fontes alternativas de energia, como a adoção de placas fotovoltaicas nas instalações, por exemplo.

  • Minimizar o uso de papel em soluções que tenham alternativas eletrônicas, desde contratos e até cardápios.

  • Valorizar produtos locais e orgânicos: através do uso de insumos da própria região é possível diminuir a pegada de carbono - nome dado ao volume total de gases de efeito estufa emitidos gerado em determinada atividade - do seu produto e serviço.

  • Evitar o uso de descartáveis nas embalagens e/ou estimular o uso de embalagens retornáveis em novos materiais, como vidro e alumínio, por exemplo.

  • Aderir à coleta seletiva e também disponibilizar pontos de coleta para itens recicláveis, como baterias, lâmpadas, garrafas pet e outros, considerando sempre aqueles que façam sentido dentro do seu negócio.

Ao tornar seu negócio mais sustentável, você ganha em valor agregado ao produto ou serviço e, até mesmo, pode reduzir custos a longo prazo. Além disso, ao conquistar consumidores cada vez mais conscientes, alcançar um lugar diferenciado no mercado torna-se mais viável, uma vez que eles estão conectados com sua marca diante das questões socioambientais, percebendo-a como contribuinte determinante para amenizá-las. Conhecer mais esse aspecto pode ser essencial para seu negócio!

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