15 Mai, 2023 20:56

ChatGPT e outros chatbots de inteligência artificial: descubra como usar essas ferramentas no varejo

O que o ChatGPT pode fazer? Essa pergunta é frequente diante da adoção da Inteligência Artificial (IA) como tendência em diferentes negócios e empresas em todo o mundo. Até 2026, os gastos ao redor do globo com tais ferramentas deverão ir além de US$ 300 bilhões, segundo o Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, estudo da IDC (International Data Corporation), maior fornecedora global de inteligência de mercado. O mesmo estudo aponta que o varejo está no topo dos setores que farão os maiores investimentos em IA em 2023, em conjunto com o setor bancário.

O que é o ChatGPT?

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisa IA OpenIA e lançado no fim de 2022, ChatGPT é um chatbot AI avançado baseado na família GPT-3. Criado através do machine learning, ele se vale de um conjunto de dados com cerca de 175 bilhões de parâmetros para desenvolver diferentes tipos de textos em variadas temáticas e gêneros, conseguindo assim responder aos seus usuários de forma contextualmente bem relevante, criando uma conversa fluida e natural, bem semelhante a conversação humana.

Por essa versatilidade, o ChatGPT também deve apresentar impacto importante no varejo. A seguir, estão algumas vantagens de seu uso nesse setor:

1. Atendimento personalizado e aumento da conversão de vendas

O ChatGPT se adapta à linguagem usada por cada cliente, o que torna o atendimento mais individualizado e relevante. Ao entender melhor as necessidades de cada cliente, as escolhas de produtos e serviços se tornam mais assertivas, podendo melhorar a experiência do cliente e consequentemente aumentar as vendas da sua loja.

2. Atendimento 24 horas por dia

Um dos principais usos de chatbots, como o ChatGPT e similares, é o atendimento ao cliente ininterrupto, ou seja, o horário de atendimento deixa de ser limitado a determinados horários ou dias da semanas, e o cliente consegue obter suporte sempre que precisar. Os chatbots são capazes de efetuar perfeitamente algumas tarefas como: responder as perguntas mais frequentes, rastrear pedidos, resolver problemas comuns dos clientes, dentre outros. Com isso, conseguem liberar tempo do time de atendimento ao cliente para que ele foque em problemas mais complexos a serem resolvidos.

3. Insights de comportamento do consumidor

Com a ajuda das ferramentas de inteligência artificial é possível coletar e analisar dados de forma ainda mais eficiente sobre o seu consumidor, fornecendo insights diferenciados e valiosos para a empresa. Esses insights podem ser utilizados de diversas formas, como: melhoria de produtos, melhoria de serviços prestados, insights para estratégia de marketing, dentre outros.

4. Automatização de tarefas

Os chatbots também podem ser usados no processo de automatização de tarefas operacionais para ajudar no dia a dia da sua empresa, tais como: gerenciamento de inventário, processamento de pedidos e comunicações de marketing, e assim por diante.

Por isso, caso ainda não use o Chat GPT e outros chatbots em seu negócio, considere essa possibilidade. O atendimento ao cliente está diretamente ligado à decisão de compra e o uso de inteligência artificial pode tornar esse atendimento mais eficiente e agradável. Fique atento às tendências do mercado!

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