10 Mai, 2023 14:32

A Realidade aumentada e a revolução na experiência de compra no varejo

Realidade aumentada (RA): "Uma tecnologia que sobrepõe imagens virtuais ou geradas por computador no ambiente em tempo real para criar uma visão que proporciona uma experiência do mundo real". Essa é a definição que encontramos para explicar o que é realidade aumentada (RA), e como sabemos, é algo já presente na nossa realidade dos dias atuais, e cada vez mais será no nosso futuro. O que é inegável é que a realidade aumentada (RA) trata-se de uma tecnologia extremamente inovadora, e que consegue proporcionar uma experiência única, imersiva e interativa para os seus usuários ao combinar elementos virtuais com o ambiente físico. Podemos dizer então que a palavra-chave da realidade aumentada (RA) é a "sobreposição", algo que rompe a barreira entre o mundo real e o virtual, essa sobreposição é o que permite aos usuários visualizarem e interagirem com informações digitais em tempo real por meio de dispositivos como smartphones, tablets e óculos especiais, possibilitando experiências inovadoras e cada vez mais envolventes.

Tendo isso em mente pensamos então: como podemos unir essa tecnologia à realidade dos negócios? Falando especificamente do setor do varejo, vemos que a realidade aumentada (RA) consegue trazer uma proximidade ainda maior e uma experiência de compra diferenciada para os clientes, juntando inovação e novas formas de experimentação de produtos e serviços. Essa combinação consegue transformar a experiência de compra dos clientes, trazendo muito mais proximidade com a marca, atraindo ainda mais clientes para “viver” aquela experiência, além de fazer com que a sua marca se destaque perante seus concorrentes. Abaixo listamos algumas formas que a realidade aumentada (RA) pode ser utilizada para o seu negócio:

1. Prova virtual de produtos

Um dos principais usos da realidade aumentada (RA) no segmento do varejo é a prova virtual de produtos, como: roupas, calçados, acessórios, maquiagem, dentre outros. O que torna a experiência do usuário algo muito mais simples, rápida e interativa. A tecnologia da realidade aumentada (RA) permite com que os clientes visualizem como os produtos ficarão no seu corpo antes mesmo de efetuar a compra, e o melhor, conforme mencionado, de forma muito mais rápida e sem precisar de fato ficar experimentando todos os produtos. Hoje já encontramos a solução sendo disponibilizada por uma startup britânica, chamada Metail.

2. Personalização da experiência de compra

Seguindo o mesmo conceito do item anterior, a realidade aumentada (RA) consegue personalizar ainda mais a experiência do cliente oferecendo soluções como, por exemplo, visualização de objetos em 3D dentro da sua própria casa, como móveis e objetos de decoração. Dessa forma, o cliente pode visualizar exatamente como aquele produto ficará na sua casa antes mesmo de comprá-lo. Essa usabilidade da realidade aumentada (RA) já foi desenvolvida e implementada, por exemplo, pela empresa IKEA através do uso de um aplicativo para visualização dos objetos pelos seus clientes.

3. Gamificação e engajamento

A realidade aumentada (RA) também pode ser utilizada para criar experiências de compra mais envolventes e divertidas, através da gamificação. A marca de cosméticos Sephora, por exemplo, criou um aplicativo que permite aos clientes experimentar maquiagens virtualmente e participar de desafios e jogos, incentivando-os a explorar novos produtos e aumentando a interação com a marca (Sephora, 2021).

4. Treinamento e capacitação de funcionários

Além de melhorar a experiência do cliente, a realidade aumentada (RA) pode ser utilizada para treinar e capacitar os funcionários do varejo. A empresa de tecnologia STRIVR, por exemplo, desenvolveu soluções de treinamento em realidade aumentada (RA) que ajudam os funcionários a se familiarizar com o layout das lojas e aprender técnicas de vendas e atendimento ao cliente.

5. Aumento da eficiência no gerenciamento de estoques

Outra funcionalidade muito útil da realidade aumentada (RA) é a utilização da tecnologia para o gerenciamento de estoques, otimizando processos e tornando-os mais eficientes. A empresa alemã SAP, por exemplo, desenvolveu uma solução chamada "SAP AR Warehouse Picker", que auxilia os funcionários a localizar e selecionar itens no estoque com maior rapidez e precisão, reduzindo erros e melhorando a produtividade.

6. Acessibilidade e inclusão

A realidade aumentada (RA) também pode ser utilizada para promover a acessibilidade e inclusão no varejo, oferecendo experiências de compra adaptadas para clientes com deficiências ou necessidades específicas. A empresa de tecnologia Microsoft, por exemplo, desenvolveu um projeto chamado "Seeing AI", um aplicativo que utiliza a realidade aumentada (RA) para ajudar pessoas com deficiência visual a identificar produtos e navegar em lojas físicas.

Sendo assim, podemos ver que a tecnologia da realidade aumentada é uma ótima ferramenta para os profissionais do setor varejista a desenvolverem ainda mais o seu negócio e reinventar a experiência do cliente com a marca, trazendo experiências únicas, envolventes, inovadoras, e até mesmo inclusivas, gerando um enorme valor agregado para o seu negócio.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.