03 Abr, 2023 20:28

Whatsapp Business ou Whatsapp Premium? Entenda as principais diferenças e como podem ajudar na estratégia do seu negócio

Whatsapp Business ou Whatsapp Premium? Entenda quais são as principais diferenças entre eles e como podem ajudar na estratégia do seu negócio

O Whatsapp Business é uma das principais ferramentas que as empresas utilizam para se comunicar com seus clientes, e com isso, cada vez mais, a plataforma ganha espaço e notoriedade das marcas, e vem se consolidando a cada dia no mercado brasileiro. Isso não é à toa, já que o aplicativo hoje é o mais utilizado como canal de comunicação pela população brasileira, ocupando o segundo lugar no ranking mundial com um total de 147 milhões de contas ativas, perdendo apenas para a Índia.

O Whatsapp Business é uma versão disponibilizada para os usuários de forma gratuita, e foi criada especialmente pensando nos pequenos empresários. Com a ferramenta é possível que as empresas tenham um canal direto de comunicação com seus clientes, tornando essa troca muito mais rápida e satisfatória para quem está precisando de um atendimento rápido ou tirar uma dúvida com a empresa. A ferramenta do Whatsapp Business possui vários recursos que podem te ajudar no dia a dia com seus clientes, vamos citar as que destacamos como principais para ajudar o seu negócio:

  1. Conta empresarial: Possibilidade de criar um perfil empresarial com informações relevantes para os seus clientes, como: endereço, descrição da empresa, horário de funcionamento e link para o site.

  2. Catálogo de produtos: Possibilidade de criar um catálogo de produtos com fotos, descritivo, tamanho e preços, facilitando assim, a venda de produtos diretamente pelo aplicativo.

  3. Mensagens automáticas: Possibilidade de configurar respostas automáticas para perguntas frequentes para os seus clientes, ou até mesmo, mensagens de saudação e/ou de ausência para informar os clientes quando você estiver disponível ou não ou reforçando o horário de atendimento do seu estabelecimento.

  4. Estatísticas: Possibilidade de extrair dados dados e estatísticas sobre suas mensagens, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, ajudando a entender o engajamento do cliente e a eficácia das suas campanhas.

  5. API para integração: Possibilidade de integrar o WhatsApp Business API com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de automação de marketing ou chatbots para gerenciar e automatizar a comunicação com os clientes de maneira muito mais eficiente.

  6. Acessos simultâneos: Possibilidade de até 4 acessos simultâneos, permitindo uma melhor divisão de tarefas da sua equipe e agilidade no gerenciamento das conversas com os seus clientes.

  7. Campanhas promocionais: Possibilidade de enviar mensagens promocionais, cupons e ofertas especiais de forma mais rápida e eficiente para os seus clientes, ajudando a impulsionar as vendas e aumentar a fidelização.

  8. Pagamentos: Possibilidade de integrar sistemas de pagamento ao aplicativo, permitindo que os clientes realizem pagamentos de forma rápida e segura diretamente pelo WhatsApp.

Todos esses oito recursos são amplamente utilizados por diversos segmentos de empresas no mercado, tanto do ramo de varejistas quanto de serviços, pois proporcionam uma base sólida para a comunicação eficiente e o gerenciamento de relacionamento com os clientes. Ao adotar e utilizar esses recursos, as empresas conseguem melhorar a experiência do cliente, aumentar a satisfação e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Pensando já numa evolução do Whatsapp Business, em meados de 2022, a Meta Plataforms, conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social responsável pelo Instagram, Facebook e Whatsapp, anunciou o lançamento de uma versão paga da plataforma, o Whatsapp Premium, que ainda está em fase de implementação no Brasil, e por enquanto, não está disponível para todos os usuários.

As duas principais diferenças entre o Whatsapp Premium e o Whatsapp Business, em termos de funcionalidades, são:

  • até 10 acessos simultâneos, possibilitando que mais pessoas da equipe consigam acessar a conta empresarial ao mesmo tempo, criando conversas diferentes com cada um de seus clientes. Hoje, no Whatsapp Business, só é possível conectar 4 acessos ao mesmo tempo, o que dependendo do tamanho da empresa pode não ser - suficiente para atender à demanda diária dos clientes.
  • criação de página personalizada com link personalizável para o seu negócio, possibilitando que a marca deixe a página com a sua identidade visual e reforçando a sua presença de marca também dentro da plataforma.

Os valores do Whatsapp Premium ainda não foram divulgados pela Meta Plataforms, mas acreditamos que em breve será possível adquirir esse serviço, já que está em fase de teste desde meados de 2022.

Em conclusão, o WhatsApp, tanto na versão Business quanto na versão Premium, oferece uma ampla gama de recursos e benefícios que podem ser aproveitados pelas empresas de diversos segmentos para aprimorar suas operações, atendimento ao cliente e estratégias de marketing, basta você avaliar qual deles fará mais sentido para o seu negócio. A adoção desses recursos permite que as empresas se comuniquem de forma mais eficiente e personalizada com seus clientes, impulsionando a fidelidade à marca, aumentando as vendas e melhorando a retenção de clientes. Para tirar o máximo proveito da ferramenta, é importante que as empresas identifiquem os recursos mais relevantes para suas necessidades específicas e invistam tempo e recursos na implementação e integração desses recursos em suas operações diárias.

Creditos da imagem aqui.

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