21 Out, 2011 16:30

Android Ice Cream Sandwich: novidades para desenvolvedores

Ice Cream Sandwich

Além dessa unificação, que visa simplificar o desenvolvimento para ambos aparelhos, destacam-se as APIs sociais, que permitem integração com o novo People App. Veja abaixo uma lista com algumas novas APIs:

  • Calendário: agora, qualquer aplicativo pode adicionar eventos a um database compartilhado entre os aplicativos, podendo gerenciar alertas e lembretes.
  • Android Beam: essa API vai permitir que seu aplicativo compartilhe conteúdo com outros aparelhos via NFC, tais como fotos, vídeos, textos, jogos, etc.
  • Câmera: possibidade de utilizar os novos efeitos de fotos em tempo real, além de novos codecs para os vídeos.
  • Layout de aplicativos: um novo gerenciador de layout, o GridLayout, foi criado, para permitir melhor relação de alinhamento entre componentes não relacionados. Junto com isso, uma nova view foi criada: TextureView, permitindo aos desenvolvedores integrarem diretamente com texturas em OpenGL.
  • Action Bar: componente criado para mostrar as opções contextuais de uma aplicação ou de uma Activity. Pode ser exibida no topo ou no final da tela.
  • Gerenciamento de conteúdo privado: uma nova API de Keychain foi criada, para permitir que o aplicativo armazene no aparelho dados encriptografados, sendo acessadas somente a partir do próprio aplicativo.
  • Para empresas: nova API para desenvolvimento de soluções de VPN, junto com o armazenamento de informações seguras no aparelho. Outra funcionalidade permite definir políticas de controle da utilização da câmera, feita por administradores que gerenciam vários aparelhos, podendo desabilitar remotamente a câmera de funcionários em determinados ambientes.

Várias outras novidades surgiram, e a lista completa pode ser vista neste link. Quem estiver interessado, já pode baixar o novo SDK, disponível aqui.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.