27 Fev, 2015 11:42

Dados do Android no cenário mundial

Por Karin

No início desse mês, a Google apresentou algumas informações dos dispositivos que possuem Android a partir do Froyo (2.2). Os dados foram coletados durante um período de 7 dias até 2 de fevereiro de 2015. Configurações inferior a 0,1% não estão contempladas. Abaixo mais detalhes.

Versões de plataforma

Versões de plataforma

Como podemos perceber, Jelly Bean é quem domina o mercado, com um total de 44,6%, seguido pelo Kitkat. Porém Jelly Bean contempla três versões do Android (4.1.x, 4.2.x e 4.3). Já o novato (Lollipop) só possui 1,6% do mercado, muito pelo fato de pouco aparelhos terem sido atualizados ou ainda não tiveram a mais nova versão disponibilizada pelas fabricantes. É esperar para ver a velocidade do crescimento do número de aparelhos com Lollipop.

Tamanhos de tela e densidades

Tamanhos de tela e densidades

Esses dados são sobre o número relativo de aparelhos que possuem uma determinada configuração de tela, que é a combinação entre o tamanho e a densidade. Esse ponto deve ser sempre levado em consideração no momento de projetar as interfaces do aplicativo, pois saber que uma configuração é mais usada que a outra pode levar a menos trabalho de desenvolvimento.