16 Jul, 2013 14:52

App Store completa 5 anos e ainda é a maior loja de aplicativos

Por Quintana

Semana passada a App Store, loja de aplicativos da Apple, comemorou cinco anos de existência e ainda hoje é a maior loja de aplicativos do mundo. Veja alguns números e qual deve ser o futuro dessa área.

App Store 5 anos

Um mês e meio antes de completar 5 anos de existência, a App Store chegou a marca de 50 bilhões de downloads, mais de 800 por segundo. Nesse período, ela contava com 850 mil aplicativos disponíveis, sendo 350 mil apenas para iPad. Poucos dias depois, ela registrou a marca de 10 bilhões de dólares pagos aos desenvolvedores.

A Google não está muito longe da Apple em número de downloads, com 48 bilhões, e em número de aplicativos, com 800 mil. Porém, ela ainda está longe da receita da Apple. O gráfico abaixo apresenta uma comparação entre a receita das duas lojas:

App Store 5 anos

Um relatório da ABI Research apontou que o tamanho desse mercado será de US$ 27 bilhões em 2013 e que a Apple ainda terá dois terços dele no final do ano, contudo a Google está crescendo mais rápido e seu número maior de usuários fará que ultrapasse a Apple em cerca de 18 meses. Vamos aguardar para ver se essa previsão se confirmará ou não.