18 Dez, 2013 16:32
Quais os aplicativos mais rentáveis de 2013?
O Distimo compilou os dados de janeiro a novembro de 2013 e constatou que esse foi o ano dos aplicativos que adotaram o modelo Freemium. Esse modelo consiste em disponibilizar o aplicativo gratuitamente para conseguir o maior número de downloads e se tornar mais conhecido, mas ao mesmo tempo arrecadar com a venda interna, conhecida como in-app purchase.
Abaixo, o gráfico mostra essa constatação na App Store:
Podemos observar que o modelo Freemium na App Store já possuía uma grande fatia do mercado de aplicativos, que foi crescendo durante o ano, passando de 77% para 92%. Com o alto retorno que esse modelo proporciona, a quantidade de aplicativos pagos tem caído consideravelmente, chegando a míseros 4%.
Essa pesquisa do Distimo só corrobora o que observamos nas listas de Top Grossing, tanto da App Store quanto no Google Play. Se quiserem saber mais detalhes da pesquisa, acesse aqui.
E como será em 2014? Os aplicativos pagos deixarão de existir? É esperar para ver...