10 Jul, 2012 18:32

Cuidado com o seu arquivo keystore

Para quem não sabe, quando desenvolvemos um aplicativo para Android, antes de o publicarmos no Google Play, precisamos assiná-lo com um certificado cuja a chave privada é gerada por nós mesmos. Esse certificado é utilizado para identificar o autor de uma aplicação e estabelecer relações de confiança entre as aplicações.

Quando terminamos o Cine Mobits, geramos o arquivo release.keystore para poder assiná-lo e subi-lo para o Google Play. Tudo fácil e bem simples de se fazer. Para mais detalhes, clique aqui.

Até aí tudo bem. Todas as atualizações do Cine Mobits utilizavam o mesmo arquivo e tudo funcionava corretamente.

Porém, em um determinado dia, quando fui assinar a última versão do Cine Mobits, percebi que o arquivo release.keystore não se encontrava mais na pasta que eu tinha deixado. E logo depois descobri que não seria mais possível recuperá-lo. Então gerei outro arquivo e assinei o aplicativo. Quando fui publicá-lo no Google Play me deparei com o que seria uma grande problema: não podia subir uma versão que não fosse assinada com o mesmo arquivo usado anteriormente. Aí sim, foi o desespero completo, pois como conseguiria atualizar o Cine Mobits sem o arquivo release.keystore perdido? O próximo passo foi pesquisar uma solução, mas nenhum sucesso. Todos os desenvolvedores que já passaram por isso deixavam claro que eu não conseguiria subir a versão com um novo arquivo :(

Sendo assim, recorri à Google diretamente, enviando um e-mail com o meu problema. A resposta foi rápida e nela continha:

Thank you for contacting us. Please note that changes made in your Google Play Android Developer Console will not be instantly reflected on Google Play and may take several hours to update. If you've lost or changed your keystore, you'll have to publish the app with a new package name and a new key. You should also update the description of the original app and unpublish it. Please note that we do not support the deletion of apps or the re-use of package names... Regards, The Google Play Team

Ou seja, nada que eu fizesse seria suficiente para conseguir publicar a versão do Cine Mobits. Então só nos restou fazer exatamente como a Google disse: alteramos a descrição do aplicativo que estava no ar e o retiramos do Google Play. Geramos a versão Cine Mobits 2.4 com o novo arquivo release.keystore e o publicamos como se fosse um novo aplicativo. O que perdemos? Todo o histórico de download e as reviews dos usuários. Começamos novamente do zero.

Para que você não passe pelo mesmo problema, assim que gerar seu arquivo release.keystore, faça logo um backup dele!

[]'s

POSTS RELACIONADOS:

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.