28 Jun, 2012 19:47

Google I/O: Jelly Bean, Nexus 7, e mais

Na apresentação de abertura do Google I/O, evento de tecnologia voltado para desenvolvedores e start-ups de tecnologia, a empresa apresentou várias novidades para a plataforma Android. Veja abaixo um resumo do que foi apresentado.

Android 4.1 Jelly Bean

  • Project Butter: a primeira novidade apresentada ontem foi chamada de "Project Butter": uma série de melhorias para fazer com que o sistema operacional rode de forma mais rápida e suave, se comparada com sua versão anterior (Ice Cream Sandwich). Dessa forma, os gráficos ganham um buffer triplo, e maior responsividade ao toque do usuário. Uma tentativa de tentar resolver problemas de lag e demora na resposta de ações do usuário.

Também faz parte do projeto a ferramenta Systrace, que permite aos desenvolvedores analisar a performance do aplicativo, para melhorias de performance. Ela está presente no SDK, que já está disponível para download no portal de desenvolvedores do Android.

  • Widgets: a tela principal do aplicativo ficou mais inteligente, com redimensionamento automático dos widgets, além do reposicionamento deles quando um novo item é inserido na tela.

  • Câmera: o aplicativo de câmera agora permite que o usuário compare a foto recém-tirada. Através de poucos gestos, o usuário poderá selecionar várias fotos e enviá-las, seja por e-mail ou através das redes sociais.

  • Notificações: as notificações ganharam mais recursos: agora, é possível retornar uma ligação a partir do aviso de ligação perdida, ler um e-mail ou curtir um comentário, tudo a partir da tela de notificações.

  • Entrada de texto: o Jelly Bean vem com um teclado virtual mais preciso, além da funcionalidade de previsão de texto (estilo SwiftKey). Uma novidade que foi muito aplaudida no evento foi a possibilidade de escrita por voz, sem necessidade de conexão com a internet. Por enquanto, a funcionalidade de entrada de texto off-line só está disponível para o inglês.

  • Busca: o sistema de buscas agora baseia seus resultados no Knowledge Graph, ferramenta lançada recentemente pelo Google. O intuito é fazer com que as respostas sejam mais inteligentes, e mais contextualizadas. Os resultados agora podem apresentar links, imagens, páginas, tudo de acordo com o termo pesquisado.

  • Google Now: ferramenta que traz informações úteis para o usuário automaticamente, ou seja, sem que você pergunte. Informações de trânsito, clima, passagens aéreas, conversões de moeda (caso você esteja no exterior), e até o resultado do jogo do seu time, isso sem que o usuário precise informar isso. Lógico, temos que aguardar para ver a ferramenta em ação, mas a ideia é que ela seja um concorrente da Siri, da Apple.

  • Google Play: duas grandes novidades foram apresentadas para a loja do Google. A primeira são os smart updates, que permitem que as atualizações de aplicativo somente baixem o que realmente necessita ser atualizado, ao invés de baixar todo o conteúdo do aplicativo. A ideia é reduzir em até 2/3 a quantidade baixada em uma atualização. A segunda é que a loja passa a vender séries e filmes, além de revistas. Por enquanto o conteúdo está restrito ao mercado americano.

Tablet Nexus 7

O novo tablet do Google foi produzido pela Asus, e já vem com Android 4.1. Possui processador Tegra 3 da Nvidia, tela 1280x800HD de resoluçao, câmera frontal, Wi-Fi, Bluetooth e NFC. Com 340 gramas, pode reproduzir 9 horas de vídeo em alta definição. E estará disponível nos EUA a partir de julho por US$ 199,00.

Google Nexus

Nexus Q

A grande novidade da conferência foi o lançamento do Nexus Q, o set-top box "social", de acordo com o Google. Com ele, você pode ouvir músicas, ver vídeos comprados na Google Play ou assistir vídeos do YouTube. Tudo através de streaming. Ele é controlado a partir de smartphones e tablets com Android, e a ideia do conceito "social" do aparelho é permitir que várias pessoas adicionem suas músicas, e ordenem a lista de reprodução. O aparelho está disponível para venda nos EUA, pelo preço de US$ 299,00.

Nexus Q

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.