05 Abr, 2012 16:35

O que esperar do lançamento da categoria Jogos na App Store do Brasil

A categoria jogos nunca esteve presente na App Store brasileira. O motivo é que segundo o decreto (4.991/04) e as portarias (899/01 e 1035/01) todos os jogos devem ser avaliados pelo DJCTQ (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação) do Ministério da Justiça antes de serem comercializados no Brasil. Porém, como sabemos, a Apple é que faz a avaliação e aprovação dos jogos da App Store, como seria muito burocrático e custoso aprovar cada jogo no Brasil, a Apple resolveu simplesmente não disponibilizá-los por aqui.

Aprovaçao nacional aos jogos da App Store

Gambiarras

Os brasileiros, contudo, sempre deram um jeitinho para fazer o download dos seus jogos favoritos, o mais comum era abrir uma conta na Argentina, simplesmente colocando um endereço falso de lá e um cartão de credito brasileiro (que era aceito por lá). Mas isso acabou chamando atenção da Apple (é só olhar os comentários dos jogos na App Store Argentina, a maioria está em português) e eles acabaram bloqueando os cartões de créditos brasileiros na App Store Argentina. A solução desde então tem sido abrir uma conta no Uruguai (ainda com cartão brasileiro) ou nos Estados Unidos com cartão americano (e pagando imposto extra por cada download).

Os desenvolvedores brasileiros, como nós, também sempre encontraram uma alternativa para disponibilizar seus jogos ao público nacional, que estava sempre dividido entre a loja brasileira, a argentina, a uruguaia e a americana. A alternativa era simples: fazer duas versões do jogo, uma na categoria jogos e colocá-lo no mundo todo e outro na categoria entretenimento, disponível apenas no Brasil.

Impactos para os desenvolvedores

O fato de não termos jogos de grandes desenvolvedores, como a Gameloft ou a EA no Brasil faziam com que os jogos brasileiros fossem os únicos na App Store nacional e consequentemente conseguissem chegar ao topo dos downloads, nós mesmos ficamos muito tempo no TOP 10 com o Mobits Button Soccer.

Esse protecionismo até era bom por um lado mas também tinha muitos problemas, um exemplo é que os brasileiros que baixavam a versão de um jogo na App Store brasileira não compartilhavam de partidas online, rankings e outros benefícios do Game Center com jogadores que baixavam a versão do jogo que estava na categoria jogos. Outro problema é que estar no TOP da loja brasileira não significava muito visto que muitos brasileiros não tinham conta por aqui.

O que esperar do futuro

A Microsoft já provou que é possível ter jogos no Brasil com classificação nacional. Mas o que muitos não sabem é que para colocar essa classificação no seu jogo os desenvolvedores é que têm que correr atrás. E o processo não é nada simples, ele envolve inclusive mandar documentos para Brasília, como demonstrou nesse post o desenvolvedor André Nunes que conseguiu depois de muita luta colocar seu jogo na loja do Windows Phone no Brasil.

Reza a lenda também que a própria Microsoft envia para a aprovação do governo brasileiro os seus principais jogos, todos vinculados ao XBox Live. Mas mesmo esses jogos que contam com o apoio da Microsoft demoram muito mais para serem lançados no Brasil do que nos outros países.

Como vai ser na loja da Apple ninguém sabe, o fato é que o consumidor nacional não deve esperar que todos os jogos apareçam da noite para o dia na App Store pois eles precisam ser avaliados antes um a um. Já o desenvolvedores nacionais, terão que esperar pra saber se terão que se mexer para conseguir aprovar cada um de seus jogos no Ministério da Justiça, como o André fez no Windows Phone ou se terão apenas que esperar sentados por isso (certamente atrás dos grandes desenvolvedores na fila).

Só uma coisa é certa: os desenvolvedores nacionais devem começar a se preparar para uma maior concorrência na área de jogos da App Store brasileira.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.