BLOG

Acompanhe a Mobits pelo RSS

FILTROS

tags
data

Para aqueles que usam o Xcode antigo, a mudança para a versão 4 pode trazer muitas dores de cabeça. Mudança de atalhos, mudança dos locais de várias configurações são algumas das alterações. Este post explica como configurar a variável de ambiente NSZombieEnabled no novo Xcode.

Em um post anterior, eu mostrei técnicas de como depurar seu código no Xcode 3. Uma das dicas mostradas ensinava como configurar a variável NSZombieEnabled. Para relembrar, essa variável é utilizada para depurar erros de EXC_BAD_ACCESS. Com o lançamento da versão 4 do Xcode, muitas configurações mudaram de lugar, inclusive as de variáveis de ambiente.

Schemes

Dentre outras alterações, o Xcode veio com o conceito de esquemas (schemes). Um esquema define uma coleção de targets, configurações e testes para serem executados quando o build é feito. E é ali que você configura as variáveis de ambiente para seu executável. Você pode editar um esquema de duas formas: a primeira, através do menu Product > Edit Scheme... (Command + <). A segunda opção é clicar no drop down dos esquemas (ao lado do botão Stop) e escolher a opção Edit Scheme...

Editando um esquema

Na janela que aparece, vá em Arguments. Na seção Enviroments Variables, adicione a variável NSZombieEnabled, com o valor YES. Não se esqueça de marcar o check.

Configurando variáveis de ambiente

Vale ressaltar que esse recurso deve ser utilizado somente para testes, e deve ser desmarcado logo após descobrir onde o erro se encontra.

Leia também:

COMPARTILHE

DEIXE UM COMENTÁRIO

If you can read this, you don't use a typical webbrowser that plays nice with CSS.
Please do not fill in anything here!