27 Jun, 2011 11:38

Como será o iOS 5 para quem tem um iPhone 3GS

Por Quintana

Os usuários de gadgets mais antigos da Apple já estão ficando acostumados - toda vez que a Apple lança um novo SO, ele é apenas disponibilizado para os novos modelos, ou deixando os antigos sem suporte a alguma funcionalidade ou totalmente excluídos da atualização. E agora com o iOS 5? Saiba o que ficará dentro e o que ficará fora do seu iPhone 3GS (pois o 3G já está fora) ou iPod de 3a geração.

As novidades do iOS5 anunciadas no último WWDC foram muitas, entre elas o novo sistema de notificações, o iMessage, o Newsstand, integração com o Twitter, novidades na câmera. Dentre essas novidades, a Apple desta vez pegou leve com a turma dos modelos antigos, colocando no 3GS quase todas as funcionalidades, excluindo apenas:

  • Edição de fotos no aplicativo da câmera (redução de olhos vermelhos, varinha mágica, recortar)
  • Navegação utilizando Tab Bar no Safari
  • Função de Reader no Safari

Outro ponto é o desempenho. Alguns sites que já instalaram o iOS 5 no 3GS reclamaram de piora no desempenho, mas nada comparável ao iOS 4 rodando no iPhone 3G. A maioria dos sites, contudo, achou que o desempenho está bem razoável, um deles publicou um vídeo comparando a performance do iOS 5 no 3GS e no iPhone 4. Tirem suas conclusões!

O iOS 5 deve ser disponibilizado para o público em setembro, atualmente ele está apenas disponível para desenvolvedores cadastrados em fase Beta.