04 Fev, 2011 11:30

Dinheiro, cartão ou celular?

1. Celular mais presente na vida das pessoas

Se antes o celular era usado apenas para fazer ligações, hoje ele acessa internet, tira fotos, faz vídeos, tem gps, é videogame e mais um milhão de outras utilidades. Isso tudo faz com que ele fique presente cada vez mais na vida das pessoas. Então, por que não usá-lo também como forma de pagamento?

2. Transações pelo celular

Hoje, muitas pessoas já realizam compras pelo próprio celular. Elas compram músicas, aplicativos, roupas, livros, arroz, feijão, etc. Para se ter uma ideia, o PayPal registrou no ano passado $700 milhões de dolares só com pagamentos por celular. Sem contar, os mais de 5 bilhões de aplicativos vendidos pela App Store. Muitas pessoas já sabem que o celular é um meio seguro para realizar suas compras.

Além disso, algumas iniciativas já permitem que sejam realizadas compras em estabelecimento, por meio do celular, como é o caso do Oi Paggo e aplicativos como o Square e Cielo. Vale ressaltar, que ano passado, a Cielo comprou participação na Paggo, o que indica o grande interesse da Cielo no mercado de M-Payment.

3. Adoção ao NFC

Neste ano, grandes players, como Apple, Google, Nokia e Rim pretendem incorporar o NFC aos seus celulares. O NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia que permite aparelhos que estejam bem próximos possam realizar a troca de informações de maneira bastante segura. Esta tecnologia não é nova, e incorporada ao celular, já é bastante utilizada no Japão. Com o NFC incorporado ao celular, transações serão feitas de forma simples, apenas aproximando o celular a um outro dispositivo com NFC.

NFC

Enfim, esses são os motivos que acredito serem os principais para que a adoção ao Mobile Payment ocorra de fato. E você, concorda? Acha que existe algum outro fator que irá colaborar para o sucesso do Pagamento Móvel? Não deixe de comentar. =)

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.