14 Set, 2010 18:02

Blackberry: a nova Palm?

RIM?

Explico. Embora o BlackBerry sempre foi considerado o queridinho no meio empresarial, a proporção de empresas que procuram soluções empresariais para iPhone é muito maior do que para BlackBerry (pelo menos aqui na Mobits). Creio que a razão por trás disso está no fato dos iPhones terem uma experiência de interação com usuário muito mais rica, e com isso seus aplicativos acabam ganhando a preferência. Some a isto o fato do aparelho do Steve Jobs estar na moda.

Ainda olhando para a questão de experiência de usuário, as pessoas acreditavam que tanto iPhone quanto Android ganhavam terreno por utilizarem um padrão de smartphones que a RIM ainda não adotava muito: aparelhos com tela grande e sensível ao toque, diversos componentes visuais voltados para utilização do dedo (e não o controverso stylus). Mas que isso poderia mudar a qualquer instante, bastava somente que a empresa canadense lançasse um aparelho seguindo esses "padrões".

Por conta disso, quando começaram a veicular a notícia de que um novo BlackBerry estava por vir, muitos acreditavam que estava chegando o momento de reação da RIM. E então foi lançado o BlackBerry Torch, com todo o estardalhaço que podia ser feito em torno dele. Mas a animação durou até saírem as primeiras reviews do aparelho.

Nelas, a conclusão é sempre a mesma: embora seja o melhor aparelho que a RIM já lançou, é pouco para brigar com o que existe no mercado hoje em dia (algumas dessas reviews você pode acompanhar aqui e aqui). O reflexo disso? Números mostram que as primeiras semanas de venda deixaram bem a desejar. E com isso, fica no ar a sensação de filme repetido, onde você troca o nome RIM por PALM, e a história se repete. Sabemos que se trata de um mercado que ainda não se estabilizou, e muita coisa ainda pode acontecer, inclusive uma reviravolta da RIM. Mas que a partir de agora fica uma certa desconfiança, ah, com certeza fica!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.