16 Abr, 2010 18:03

A guerra dos tablets está para começar... será?!

Simpsons na Mapple. Você também age assim nos lançamentos da Apple?

Antes do anúncio do lançamento do iPad - e mais ainda após o lançamento em si - o mercado de tablets virou o foco do momento e os concorrentes, mesmo os que já possuiam o seu produto na rua, começaram a se coçar para conseguir morder a maior fatia possível desse bolo.

Em poucos dias surgiram notícias dos atuais e futuros tablets da Hewlett-Packard, Amazon, Barnes&Noble, Sony, Nokia, Google, Microsoft e até algumas menos conhecidas. Vários deles prometem atributos realmente impressionantes sendo que alguns deles poderiam até dar um banho no iPad em termos de tecnologia. Mas a pergunta que fica é:

Algum deles conseguirá superar o iPad?

Vejam, esta pergunta é capciosa, pois não se trata de quantidade de recursos, desempenho, beleza ou qualquer outro atributo físico. Ela tem a ver com o fato inegável abordado pelo episódio dos Simpsons de onde tirei a imagem lá de cima: a Apple é moda. Ela é tendência, status e tudo mais que há de subjetivo em carregar uma imagem de uma maçã faltando um pedaço pelas ruas. As pessoas sacam o dinheiro da carteira sem pestanejar ao descobrirem que a Apple vai lançar um novo produto.

Se você assistir o episódio acima, ficará óbvio que qualquer esforço de superar o iPad somente pelas funcionalidades será praticamente impossível. O próprio iPad já recebeu diversas críticas técnicas antes e depois do lançamento e nada disso pareceu abalar o frisson dos applemaníacos que esperaram horas nas filas no meio da rua para comprar o aparelho. Até os "menos afortunados" - que não pertecem a terra do Tio Sam - já estão comprando o tablet no mercado paralelo por quase o dobro do preço!!!

Se as empresas lá de cima quiserem realmente competir, devem gerar uma nova experiência e, principalmente, fazer com que seus usuários se sintam especiais por carregarem seus produtos pela rua. Qual delas você aposta que conseguirá?

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.