30 Mar, 2010 15:38

Mobits no Movilforum Latinoamerica 2010

Movilforum

Entre as palestras das fabricantes de celular, as mais interessantes foram da Blackberry, Nokia e Microsoft. A primeira apresentou sua loja de aplicativos (mais uma, pra variar). De acordo com a empresa, os pontos fortes de sua plataforma de desenvolvimento são as APIs para pulicação de propagandas, geo-localização por célula das antenas e a possibilidade de utilizar OpenGL para desenvolvimento de jogos.

Já a Nokia, alvo das minhas dúvidas no meu último post, falou de sua loja de aplicativos, a Ovi Store. E anunciou que o N900 chegará ao Brasil ainda em 2010. Quanto à minha dúvida, sobre o porquê do MeeGo, fui explicado por um engenheiro muito simpático que se tratam de duas coisas diferentes, e que na verdade a real jogada estratégica foi a aquisição da Trolltech, o que permitiu à Nokia juntar todos os desenvolvedores em uma só linguagem de desenvolvimento: a ideia é desenvolver em QT e poder rodar o aplicativo em celulares com Symbian, Maemo e MeeGo. Já o MeeGo vem para fazer com que a Nokia esteja presente também em netbooks e tablets. Ah, bem.

Já com a Microsoft não obtivemos tantas respostas assim. Depois da palestra deles, onde muito pouco foi falado sobre o Windows Phone 7 (na verdade, foi mostrado um vídeo e falado de modo bem geral como ele vai funcionar), perguntamos sobre a incompatibilidade dos aplicativos existentes com essa nova versão do sistema operacional. A resposta, bem vaga, confirmava que não será mesmo possível rodar aplicativos da versão 6 na versão 7. E que as duas versões terão que conviver no mercado ainda por um bom tempo. Ah, mal.

Entre os cases, o mais interessante foi do Consórcio RMTC de Goiânia, que gerencia as frotas de ônibus da região metropolitana de Goiás. Eles criaram um sistema de monitoramento dos ônibus através de aparelhos com GPS, de forma que o motorista tem a informação do trajeto, os pontos onde ele deve parar, se ele está adiantado ou atrasado. Outra coisa bem bacana é o serviço de SMS que eles disponibilizaram para os usuários: você pode receber via SMS informação de quando o ônibus que você deseja irá passar no ponto que você está. E pode saber também qual são os ônibus que passam em um determinado ponto. Muito legal.

Enfim, o evento foi bem proveitoso. Foi bom ver que o mundo não é só iPhone: o aparelho que eu mais vi lá foi o Blackberry, que aliás tinha o melhor stand do evento. Que aconteçam mais desses eventos aqui pras bandas do nosso país, é bom discutir e ficar antenado sobre as novidades na área de mobilidade.

Grande abraço.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.