03 Fev, 2010 10:39

Formas de promover seu aplicativo na App Store

Versão Lite

Infelizmente não posso dizer sobre esta estratégia, já que não a adotamos para o Mobits Button Soccer. Mas o que eu posso destacar é que no caso do Cine Mobits, por ser um produto gratuito, ele possui propaganda - o que ocorre com a maioria dos aplicativos gratuitos - e por causa disso, já recebemos feedback de usuários que preferem pagar uma vez pelo aplicativo para não ter a chateação das propagandas. Fica aí a dica!

Promoção de preço

Eu acredito que promoção seja uma tática em qualquer negócio para alavancar as vendas. No caso da App Store não é diferente. Digo a vocês que em todas as vezes que nos utilizamos desse artifício tivemos um retorno considerável. É claro que é bom fazer quando suas vendas estão bem baixas, mas, no nosso caso, a promoção do Mobits Button Soccer foi numa data especial para o futebol, o jogo Brasil vs Argentina (as duas primeiras seleções da primeira versão do jogo). Aproveitar datas importantes que tem a ver com o seu aplicativo também é uma boa estratégia!

Divulgação

Sem divulgação não vamos a lugar nenhum. Sendo assim, posso dizer a vocês que foi fundamental para tornarmos os nossos produtos conhecidos. Ambos possuem hotsite, twitter (cinemobits e futeboldebotao) e orkut (Cine Mobits e Mobits Button Soccer), além da divulgação em vários blogs. No caso do Cine Mobits, por ser gratuito, isso ajudou bastante na sua divulgação, pois as pessoas não tem medo de experimentar o gratuito. Se não gostar, simplesmente param de usar. Já com relação ao Mobits Button Soccer, nem todos pagam para ver. Então procuramos divulgá-lo em vários blogs nacionais e internacionais com promocodes, pois a pessoa que ganha e gosta ajuda a propagar o produto.

Comportamento dos Usuários

Mas isso ajuda em que? É simples! Quando você sabe que seus usuários utilizam mais seu aplicativo nos finais de semana, caso do Cine Mobits, promoções podem ser mais eficazes! Saber o comportamento de seus clientes ajuda e muito como trabalhar a sua estratégia de manter e aumentar o número de seus usuários.

Feedback

Um dos nossos valores é feedback. E por quê? Porque sem ele não sabemos exatamente o que realmente é importante para os nossos clientes. Tanto as novas versões do Cine Mobits quanto do Mobits Button Soccer foram desenvolvidas com base no feedback dos nossos usuários. E isso ajuda bastante a promover os produtos, pois eles ficam satisfeitos e recomendam para os amigos. O segredo é se utilizar do marketing boca a boca!

Quando lançamos novas versões, fica claro que há um aumento do número de novos downloads. O mais curioso, no nosso caso, é que quando há uma nova versão, por exemplo, do Mobits Button Soccer, além do aumento do seu número de downloads, o Cine Mobits também é mais baixado. Acho que isso acontece porque a pessoa acaba querendo conhecer todos os produtos da empresa. Mas isso só se ela gostou de algum deles, né?!

Então...

Todas essas ações que destaquei acima ajudam a fazer com que seu aplicativo fiquem bem no ranking da App Store. E isso é muito importante, pois muitas pessoas baixam aplicativos que estão no Top 25. Logo não ignore o ranking!

Acredito que possa haver outras estratégias para promover aplicativos na App Store, então conte pra gente aqui!

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