19 Fev, 2010 15:41

O que os desenvolvedores devem esperar do novo Windows Phone 7

O que sabemos é que o Kernel do novo sistema é o Windows CE 6.0, uma evolução do Kernel do Windows Mobile que usava o Windows CE 5.0. O que mudou muito foi a interface, que foi totalmente remodelada para ficar mais finger-friendly e parecida com a do Zune HD para fazer frente com a interface do iPhone e demais concorrentes. Além disso ela também não poderá ser mais customizada por cada fabricante ou operadora.

Windows Phone 7

Sobre os aplicativos do Windows Phone, a Microsoft deixou claro que os detalhes só seriam revelados futuramente. Contudo ela já revelou que os jogos poderão ter integração com a plataforma do Xbox LIVE e que o sistema terá um Marketplace, que pelo layout pareceu mais parecido com o do Zune do que com o Marketplace do Windows Mobile.

Segundo rumores do Engadget a nova plataforma não deverá rodar os antigos aplicativos diretamente, nem deve permitir atualização dos antigos dispositivos Windows Mobile para o novo sistema, o que é muito ruim para os desenvolvedores que terão que migrar o seus aplicativos para a nova plataforma e para os usuários finais. É realmente um novo sistema..

Os desenvolvedores já estão especulando sobre a plataforma de aplicativos e ferramentas. A expectativa é que o novo sistema seja baseado em 3 tipos de plataformas já existentes da Microsoft - o Silverlight para interfaces gráficas ricas, animações, etc; o XNA para desenvolvimentos de jogos, como no Zune e o Compact Framework usado no Windows Mobile para aplicações com formulário e componentes visuais diversos. Outra suposição é que as restrições do sistema para chamadas de APIs privadas aumentarão bastante, impedindo que os aplicativos tenham acesso direto a diversos recursos como tinham no sistema antigo. A plataforma de desenvolvimento deve ser o Visual Studio 2010 em conjunto com o Express Blend e o Windows Phone emulator a ser revelado.

Todas as dúvidas, contudo, só serão esclarecidas mesmo no evento MIX10, de 15 a 17 de março, onde a Microsoft ficou de revelar mais detalhes para a comunidade de desenvolvedores.

MIX 2010

Só nos resta aguardar pelas notícias e torcer para que a Microsoft, desta vez, desenvolva um sistema que não seja descontinuado e permita que, tanto os aparelhos quanto os aplicativos antigos, possam ser migrados sem muito custo para as versões subseqüentes.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.