01 Fev, 2010 11:35

iPad lançado. O que os desenvolvedores podem esperar?

E o que os desenvolvedores atuais para iPhone podem fazer?


iPad. O que os desenvolvedores podem esperar?

A Apple foi bem inteligente em concentrar esforços para manter a compatiilidade do iPad com as Apps pré-existentes de modo que elas possam ser executadas em dois modos: Resolução original, ou seja, a App vai aparecer em 320x480 como um mini-game na tela do iPad; ou em Tamanho dobrado para se adaptar melhor a tela de 1024x768 (com o risco que prejudicar a qualidade das imagens).

Além disso, boa parte dos recursos foi mantida como acelerômetro, bússula, wi-fi, bluetooth, microfone, caixas de som e GPS (esta última somente no modelo 3G).

Sendo assim, restam duas alternativas para nós, desenvolvedores:

1. Fazer nada

Sim, nada. Podemos esperar o barco mostrar que vai tomar alguma direção realmente interessante e ecomizar tempo e dinheiro. De uma forma ou de outra, nossas Apps já são "compatíveis" com o iPad.

2. Investir

Por outro lado, podemos acreditar que o Tio Jobs e Cia. acertaram mais uma vez e correr para chegar na frente na nova leva de Apps que se tornarão viáveis simplesmente pelo fato de poderem explorar uma tela maior.

Se optar pelo segundo caminho, eis alguns pontos que devem ser observados.

Compatibilidade

Como dito, nós podemos desenvolver Apps para iPhone e contar com o modo de compatibilidade disponível no iPad, mas temos mais 2 opções:

  • Apps exclusivas para iPad: utilizando os novos recursos visuais bem como o tamanho da nova tela, podemos fazer Apps que rodem somente no iPad;
  • Apps "Universais": Serão Apps preparadas para identificar cada dispositivo e apresentar a interface coerentemente. "Universal" foi o termo escolhido pela própria Apple - e faz sentido se você considerar que o universo cabe dentro de uma maçã :D

Layout

Com o iPad, poderemos colocar muito mais informação em uma mesma tela. Com isso, uma mesma App poderia ter 5 telas quando executada no iPhone, mas apenas 2 quando executada no iPad. Caberá a nós decidir quando usar essa estratégia.

Multitouch

No iPhone, é comum explorarmos 2 ou até 3 toques simultâneos na tela, mas no iPad, mais uma vez devido a sua tela maior, poderíamos explorar 4 ou 5 toques (ou até mais, afinal a maioria dos usuários tem 10 dedos e mais algumas partes do corpo disponíveis :D).

Diferenças de hardware

Esta não é exatamente nova, uma vez que modelos de iPhone e iPods Touch já apresentam diferenças como GPS, câmera, bluetooh, etc. O lance é fazer nossas aplicações tratarem com elegância as deficiências de cada aparelho evitando que a App feche na cara do usuário e oferecendo alternativas aos recursos ausentes.

Paciência, estudo e criatividade

Embora os novos recursos visuais vão requerer de nós mais aprendizado e novas preocupações, se soubermos explorá-los, poderemos criar verdadeiras inovações na área de aplicações para dispositivos móveis. Espero que não apenas a Mobits, mas todas as iniciativas brasileiras consigam responder a altura caso o iPad venha a revolucionar o mercado como o iPhone fez e convoque os desenvolvedores a criar soluções realmente interessantes.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.