26 Nov, 2010 18:53

Web Apps ou aplicativos nativos?

Essa pergunta se repete bastante entre os clientes e a resposta é: depende do que você quer. Os aplicativos, de fato, fazem muito sucesso entre os usuários, principalmente no iPhone, que terminam, até por uma questão de praticidade, deixando de acessar os sites em prol dos aplicativos. Nesse caso, vale dizer que a App Store cumpre um papel muito importante, pois ela facilita a divulgação dos apps.

Vantagem dos aplicativos

Além da vantagem clara do aplicativo não requerer conexão com a internet, outra vantagem é que, por serem nativos, eles podem tirar mais proveito dos dispositivos, como rapidez e recursos não disponíveis na web (pelo menos por enquanto) como gráficos 3D, banco de dados, uso de sensores (acelerômetro, câmera, bússola, etc), notificações push, entre outros muitos. Então é de se esperar que os aplicativos desenvolvidos para um dado dispositivo sempre possam "tirar mais dele" do que um Web App. Então, por que não fazemos apenas aplicativos? Simples, eles apresentam uma enorme desvantagem: não são portáveis em todos os dispositivos móveis do mercado.

Incompatibilidade entre as plataformas

Nos celulares comuns (não Smartphones) tínhamos até um tempo atrás uma plataforma que executava em todos: o Java ME. Mas talvez por querer atingir todo o mercado ou talvez pela falta de padronização da indústria, os aplicativos Java ME não conseguiam ser portados para diversos aplicativos e quando isso era feito eles ficavam bem diferentes de um modelo para o outro ou apresentavam problemas para acessar todos os recursos de cada dispositivo. Com o fracasso do Java ME, veio a guerra das plataformas móveis nos Smartphones. Esses aparelhos contam com aplicativos bem melhores, tanto de interface quanto de desempenho, mas tem a desvantagem de serem exclusivos, ou seja, se você quiser atingir todo o mercado com seu aplicativo vai ter que desenvolver pelo menos umas 5 versões do seu aplicativo e essas versões não são simples customizações: você tem que desenvolver praticamente do zero. Abaixo as principais plataformas móveis que dominam o mercado:

Marketshare dos sistemas operacionais mobile

Então seriam os Web Apps a solução para atingir todo o mercado desenvolvendo apenas um aplicativo? Depende. Se o conteúdo que você quer entregar não requer muito do dispositivo, sim. Já se for algo mais complexo como jogos ou sistemas com banco de dados ficaria mais uma vez restrito a alguns dispositivos. O custo de criar um Web App portável também não é pequeno. Se você quer entregar um conteúdo melhor, esteja pronto para criar versões para dispositivos com suporte a WebKit, como iPhone e Android e também para dispositivos mais simples.

Vantagens dos Web Apps

Outra vantagem dos Web Apps é que com a chegada do HTML5 e a consolidação do WebKit, contamos com um número cada vez maior de recursos nesses apps e de forma padronizada. Hoje já podemos pegar a posição GPS do usuário, usar a orientação da tela, gestures, entre outros recursos. Dispositivos como o iPhone possibilitam inclusive o acesso a esses sites exatamente como aplicativos, colocando eles com ícones na Home Screen e sendo visualizado em tela cheia, como os apps. Além disso, o seu conteúdo poder ser encontrado em mecanismos de busca, como o Google.

Enfim, estão aí as duas opções, a escolha em qual investir depende mesmo das necessidades de cada um e também do que cada plataforma é capaz de entregar. A Mobits, que sempre trabalhou desenvolvendo aplicativos, vem agora desenvolvendo também sites mobile, como foi o caso do aplicativo para as eleições. Em breve discutiremos alguns frameworks que temos utilizado aqui e que nos facilitam na criação desses Web Apps, tanto na parte visual quanto na portabilidade entre vários dispositivos.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.