08 Jan, 2010 14:52

Desenhando fragmentos de interface no Interface Builder

Contudo, podem existir casos onde você queira definir apenas um pedaço da interface para ser utilizado diversas vezes por um mesmo controller ou por diversos controllers diferentes. Nestes casos, aparece um novo método:

// Em NSBundle
- (NSArray *)loadNibNamed:(NSString *)name owner:(id)owner options:(NSDictionary *)options

Usado da maneira mais simples, este método retornará um array das views definidas na raiz de um determinado XIB.

Vamos ao exemplo.

Exemplo de Arquivo XIB

Ao carregar o XIB acima com o seguinte código:

NSArray *views = [[NSBundle mainBundle] loadNibNamed:@"Fragmentos" owner:nil options:nil];
UIView *cabecalho = [views objectAtIndex:0];
UIView *rodape = [views objectAtIndex:1];

o array obtido conterá somente as views Cabecalho e Rodape, pois são as que estão no nível mais alto. As outras views serão naturalmente carregadas, pois são subviews das principais.

Depois de incluir suas novas views na sua tela, o resultado final poderá ser algo como:

Tela com fragmentos de interface

Você ainda pode definir um objeto de uma classe que você tenha criado como owner do XIB. Desta maneira, poderá utilizar os recursos de ligação dinâmica que o Interface Builder fornece para ligar os elementos visuais às propriedades IBOutlet da sua classe. Para isso, basta definir a classe do seu objeto no File's Owner do arquivo XIB, configurar as ligações e carregá-lo com o comando NSArray *views = [[NSBundle mainBundle] loadNibNamed:@"Fragmentos" owner:meuObjeto options:nil];

Desempenho

Apesar de facilitar muito no desenho de interfaces complexas, o carregamento dos XIB é naturalmente mais lento que a criação de views via código puro, portanto, em situações onde o XIB tenha de ser carregado diversas vezes em um curto espaço de tempo, deve-se avaliar o impacto sobre a performance. Um caso comum seria criar um XIB para definir a aparência da célula de uma tabela. Eu venho utilizando esse recurso constantemente nos novos projetos, mas tenho que ficar atento a tudo que posso fazer para compensar o carregamento lento como, principalmente, o reaproveitamento de células já carregadas.

Como falei acima, venho utilizando este recurso sempre que possível nos projetos e tenho aumentado muito a produtividade na criação de interfaces. Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento, fique a vontade para pedir ajuda.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.