02 Mar, 2009 10:40

Windows Mobile 6.1 - Impressões Gerais

Screenshot da tela inicial do Windows Mobile

Como todos sabem, a Microsoft perdeu bastante terreno (pelo menos na mídia) para os atuais queridinhos do mercado (leia-se iPhone e Android). É lógico que o sistema operacional de Steve Balmer vai correr atrás para tentar se reposicionar no mercado. Ainda existem muitos celulares que rodam Windows Mobile e a lista de programas existentes é bem diversa. Mas a aposta da Microsoft em ainda utilizar a Stylus foi um tiro muito errado. Ainda bem que tenho observado que muitos programadores tentam ao máximo fazer com que seus programas dependam o mínimo possível da canetinha.

Caneta Stylus

No meu caso, eu ja me acostumei a não utilizar a stylus. Aí é que entra a minha avaliação sobre a nova versão do Windows Mobile. Tenho lido a respeito das notícias de que a nova versão (a 7, é verdade) seria o mais finger friendly possível. Pois bem, quão grande foi a minha decepção ao perceber que praticamente nada dessas melhorias estão presentes nessa nova versão disponível. Digo isso porque a única coisa perceptível ao usuário é o aumento do botão de fechar um programa, no canto superior esquerdo da tela. Continua pequeno, mas qualquer melhoria é sempre bem-vinda.

Outra mudança está relacionada à organização das mensagens de texto (SMS): agora elas estão agrupadas como no Gmail, onde as "conversas" com um mesmo contato são agrupadas, assim você consegue acompanhar o histórico das mensagens. Confesso que, ao utilizar meu aparelho, essas foram as únicas mudanças perceptíveis pra mim. No site da Microsoft aparecem outras vantagens, tais como melhoria no wifi. Conversando com outras pessoas que têm a versão 6.0, percebi que realmente houve melhorias, a conexão agora têm sido mais estável.

Pois bem, se você chegou até aqui e está pensando: "Só isso?", foi exatamente o que eu pensei. É pouco pra quem está tendo que correr atrás de um mercado onde se está em desvantagem, e pra quem vem adiando o lançamento da nova versão definitiva. Ainda bem que já me informei com a HTC e que essa versão estará disponivel para os usuários do celular, gratuitamente. É esperar pra ver.

E você? Utiliza Windows Mobile? Quais são suas impressões? O que você mais gosta? O que mais te irrita? Quais são os melhores programas? Vamos trocar figurinhas nos comentários! Manda aí.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.