29 Dez, 2008 16:00

Linux no iPhone - Possibilidades


iPhone Linux Demonstration Video from planetbeing on Vimeo.

A mais discutida é a questão do Android. A discussão, vista em alguns comentários no Engadget Mobile, surge principalmente por conta das dificuldades iniciais para se programar em Objective-C. Isso sem contar a preferência natural de muitos desenvolvedores por padrões abertos open-source.

A questão levantada é: uma vez lançada uma versão estável do kernel 2.6 para iPhone, quão complicado seria permitir que programas fossem criados em Android e funcionassem? Para muitos, a parte mais complexa seria obter acesso ao hardware do aparelho. Se isso for possível, o próximo passo seria mais fácil: criar profiles de hardware para a linguagem.

A questão comercial também é outro ponto de discussão: qual seria a legalidade da venda de aplicativos distribuídos para essa distribuição, rodando no iPhone? E toda a possibilidade de softwares gratuitos que podem ser disponibilizados? Poderia isso chegar a um ponto de afetar a venda de aplicativos no Appstore?

Muito há de se discutir, mas, por hora, tudo na base da especulação. Há de se esperar por versões finais, onde todos os recursos do iPhone consigam ser utilizados, se é que serão. Nesse último caso, todas as discussões aqui não caberiam mais. Porém, creio que isso ainda dará assunto para muitos outros posts, e estaremos aqui para analisar mais e mais as possibilidades.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.